.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Com 6 títulos consecutivos, basquete brasileiro reconquista o topo do continente!

O basquete brasileiro está, de fato, sobrando em nível continental. Nesta quarta-feira, o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília sagrou-se campeão da Liga Sul-Americana 2015 ao superar os argentinos do San Martín de Corrientes, por 2 a 0 na série melhor de três, e acrescentou mais um título internacional na conta do NBB, o terceiro sul-americano de maneira consecutiva e sexto seguido no geral das competições latino-americanas.

Anteriormente, o próprio Brasília levantou o troféu do torneio da América do Sul em 2013, e o Paschoalotto/Bauru foi o campeão em 2014. Considerando também a Liga das Américas, o NBB estende ainda mais seu domínio continental, tendo em vista que conquistou também as três últimas edições: EC Pinheiros (2013), Flamengo (2014) e Paschoalotto/Bauru (2015).

De quebra, o Brasília acrescentou seu terceiro título da Liga Sul-Americana à sua galeria de troféus. Além disso, o esquadrão do Planalto Central ultrapassou o Vasco da Gama (RJ) e se tornou o brasileiro com maior números de conquistas deste torneio, que é disputado desde 1996. De quebra, o time candango se igualou ao tricampeão Atenas de Córdoba (ARG) como maior campeão da história da competição.

Para completar a festa, Brasil terá quatro representantes na próxima edição da Liga das Américas. Além do atual campeão (da Liga das Américas) Paschoalotto/Bauru, do campeão (do NBB) Flamengo e do agora dono do título da Liga Sul-Americana 2015 Brasília, o basquete brasileiro será representado também pelo Mogi das Cruzes/Helbor.

Com a retirada do Limeira do cenário do basquete, uma nova vaga para brasileiros foi aberta na Liga das Américas. Desta forma, foi decidido que o dono desta nova vaga viria da Liga Sul-Americana e ficaria com o clube do NBB mais bem colocado no torneio.

Como o Brasília foi o campeão e ficou com a vaga automática do dono do título, o lugar reservado para o time verde-amarelo de melhor campanha na Liga Sul-Americana ficou com o Mogi, que terminou a fase semifinal na terceira colocação do Grupo F e foi o segundo brasileiro mais bem colocado na competição.

Os times brasileiros foram campeões das seis últimas competições continentais de basquete masculino. E o que também é bastante simbólico, com conquistas de várias agremiações diferentes. O basquete brasileiro concluiu o primeiro passo de sua reconstrução, ainda que a distância da crise ainda seja uma caminhada longa, mas a reconquista da América Latina, superando os times argentinos foi um primeiro passo muito importante, e cujo sucesso está fortemente correlacionado ao NBB (Novo Basquete Brasil), com os clubes gerindo profissional e eficientemente, mais distante dos malefícios da politicagem, o basquete brasileiro, e mostrando como ele pode dar certo. Em 2013, o Pinheiros/SKY faturou o título da Liga das Américas, e o UniCEUB/BRB/Brasília conquistou o bicampeonato da Liga Sul-Americana. Já em 2014, foi a vez do Flamengo levantar o troféu de campeão das Américas, depois foia vez do Paschoalotto/Bauru subir no lugar mais alto do pódio da Sul-Americana. Quatro agremiações diferentes conquistando quatro troféus.

É importante, como parâmetro, saber que nas 17 primeiras edições da Liga Sul-Americana, entre 1996 e 2012, foram 12 títulos da Argentina e só 5 do Brasil. E na Liga das Américas, nas 5 primeiras edições, entre 2008 e 2012, foram 3 títulos da Argentina e só 1 do Brasil (o México ficou com o outro). No total, portanto, em 22 competições neste período, eram 15 títulos da Argentina e 6 do Brasil. Agora, com as 6 conquistas consecutivas, a vantagem cai sensivelmente para 15-12 em favor da Argentina.

“Os resultados internacionais são o reflexo do fortalecimento do campeonato nacional. A disputa acirrada dentro do NBB estimula as equipes que disputam as competições continentais a alcançarem seu maior nível técnico. Há alguns anos, o Brasil teve muita dificuldade para vencer os títulos nas Américas, mas hoje, estamos entre os favoritos em qualquer torneio”, comentou o presidente da Liga Nacional de Basquete, Cássio Roque.


Confira os títulos dos clubes do NBB nas últimas edições dos torneios continentais:

Campeões da Liga Sul-Americana

2013 – UniCEUB/BRB/Brasília
2014 – Paschoalotto/Bauru
2015 – UniCEUB/BRB/Brasília

Campeões da Liga das Américas

2013 – EC Pinheiros
2014 – Flamengo
2015 – Paschoalotto/Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário