.

domingo, 16 de agosto de 2015

Tiago Splitter: o primeiro brasileiro campeão da NBA

Tiago Splitter nasceu na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, em 1 de janeiro de 1985. Com 2,11m de altura, virou pivô. Começou a jogar basquete, aos 15 anos, no Ipiranga, clube da cidade de Blumenau. No ano seguinte passou para as divisões de base do Joinville Basquete. Ainda não tinha completado 17 anos quando apareceu a oportunidade de ir defender o Bilbao, da Espanha, onde ficou sendo desenvolvido por dois anos. Em 2003 foi contratado pelo Saski Baskonia, equipe à época patrocinada pelo TAU Cerámica, e que posteriormente passou a ser patrocinada pelo Caja Laboral. O time da cidade de Vitória-Gasteiz havia conquistado o título da temporada 2001-02 da Liga Espanhola, o primeiro de sua história. Foi lá que Tiago se transformou num grande jogador de basquete. Ele jogou 7 temporadas pelo Baskonia, tendo disputado a Euroliga em todas elas. Foi duas vezes MVP da Supercopa da Espanha, em 2006 e 2007; na temporada 2007-08 foi escolhido para o Quinteto Ideal da Euroliga. O ápice aconteceu na temporada 2009-10, na qual foi escolhido MVP da Liga Espanhola e MVP da Final da Liga Espanhola, da qual sagrou-se campeão pela segunda vez (venceu as temporadas 2007-08 e 2009-10). Com estas credenciais chegou ao San Antonio Spurs para realizar o sonho de jogar na NBA, onde um brasileiro já havia jogado uma Final, pela primeira vez na história.



O primeiro brasileiro que jogou uma final: ANDERSON VAREJÃO

Na temporada 2006-2007 o pivô Anderson Varejão foi o primeiro brasileiro a disputar uma final de NBA. Sua equipe, o Cleveland Cavaliers – cujo destaque era LeBron James -, enfrentou o San Antonio Spurs, do pivô Tim Duncan e dos argentinos Manu Ginobili e Fabrício Oberto. No primeiro jogo da final, Varejão manteve sua média na temporada, fez 10 pontos e pegou 4 rebotes nos 31 minutos que ficou em quadra, mas sua equipe acabou derrotada, em San Antonio, por 85 a 76. No segundo jogo, novamente como visitante, o Cleveland perdeu por 103 a 92, com Anderson, em 28 minutos em quadra, fazendo 8 pontos e pegando 10 rebotes. A série seguiu para Cleveland, onde se realizaram os três jogos seguintes. Na terceira partida, o San Antonio praticamente sacramentou a disputa, vencendo por 75 a 72; o brasileiro ficou 14 minutos em quadra, fazendo 4 pontos e pegando 4 rebotes. No quarto jogo, fechou-se a série, 4 a 0 para o San Antonio Spurs, que venceu a partida final por 83 a 82, em noite na qual Anderson Varejão ficou 24 minutos em quadra, fazendo 8 pontos e pegando 3 rebotes.



A adaptação de Tiago Splitter na NBA

Nas próprias palavras do pivô brasileiro: "Tinha muita cobrança da imprensa brasileira e espanhola me perguntando porque eu não jogava, o que estava acontecendo, e se eu tinha feito a coisa certa de ter ido pra NBA. Aí eu e Popovich tivemos uma conversa e ele me disse: “Ó Tiago você tá trabalhando bem, você é um cara muito esforçado,  mas o time tá encaixado do jeito que tá e eu não vou mudar ele agora. Você continua trabalhando que você vai ter a sua oportunidade”. Eu fiquei meio pê da vida aquele dia e me perguntei: “O que eu estou fazendo aqui? Estou perdendo meu tempo!” Mas realmente depois, no ano seguinte eu comecei a ter mais oportunidades. No terceiro ano (2013) eu virei titular. A gente jogou uma final contra o Miami Heat e esteve muito perto de um título. Agora estou na minha quarta temporada e feliz de estar aqui. E claro com uma superação que eu acho que me fez melhor jogador, melhor pessoa e mais forte dentro da quadra".

A oportunidade de defender uma franquia forte fez muita diferença. O pivô brasileiro chegou aos play-offs em suas quatro primeiras temporadas no basquete dos Estados Unidos. Na primeira temporada na NBA teve 12,5 minutos por jogo nas 63 partidas que disputou (incluindo play-offs). Na segunda temporada, foram 17,9 minutos por jogo em 72 partidas. Na terceira temporada, 23,85 minutos por jogo em 100 jogos, 73% dos quais começou a partida no quinteto titular, contra 6 jogos na 1ª temporada e só 2 jogos na 2ª temporada. Um notável crescimento!


A primeira final de Tiago Splitter

Na temporada 2012-2013 o pivô Tiago Splitter foi o segundo brasileiro a disputar uma final de NBA. Sua equipe, o San Antonio Spurs, enfrentou o Miami Heat, de LeBron James. Splitter foi titular em todos os jogos. No primeiro da série da final, o pivô brasileiro jogou 25 minutos, fez 7 pontos e pegou 2 rebotes, e sua equipe venceu por 92 a 88 fora de casa. No segundo jogo, ainda como visitante, o Spurs perdeu por 103 a 84, com Splitter, em 23 minutos em quadra, fazendo 4 pontos e pegando 1 rebote. A série seguiu para San Antonio, na terceira partida, o Spurs venceu por 113 a 77; o brasileiro ficou 24 minutos em quadra, fazendo 8 pontos e pegando 5 rebotes. No quarto jogo, o Miami venceu por 109 x 93, com Splitter tendo perdido a condição de titular e jogado apenas 14 minutos, com 4 pontos e 3 rebotes. No 5º jogo, o Spurs venceu por 114 x 104, Tiago jogou apenas 10 minutos e fez 4 pontos e pegou 2 rebotes. Com 3 x 2 a série voltou para Miami. No 6º jogo, com possibilidade de título do San Antonio, impedido por uma cesta de três de Ray Allen a 5 segundos do fim, o Miami venceu por 103 x 100 na prorrogação, após um 95 x 95 no tempo normal. Splitter jogou só 8 minutos, com 5 pontos e 1 rebote. No 7º jogo, a decisão, vitória do Miami por 95 x 88 e Tiago pouco jogou: 4 minutos, 2 pontos e 0 rebotes. Repetindo Anderson Varejão, Splitter também foi vice-campeão.

Tiago Splitter na final 2013-14


Tiago Splitter na visão de Ginóbili e Popovich

"Tiago é o tipo de cara que sempre trabalha duro. Aquele que todo treinador adora ter no seu time. É um ótimo jogador de grupo, grande senso de humor, temos muita sorte em tê-lo. No começo ele não jogava tanto, geralmente isso acontece com todo novato que chega na NBA, não importa se ele é dos Estados Unidos ou se vem de outro país. Demora mais ou menos um ano para que eles se sintam confortáveis e entendam como devem jogar. Mas com ele foi diferente, Tiago aprendeu mais rápido" contou Popovich

"Ele não é o tipo de jogador que termina a partida e dizem: Uau, Tiago foi incrível, fez trinta pontos e vinte rebotes. Não. Ele faz um trabalho mais sujo, que não se vê tanto mas é muito necessário" declarou o argentino Manu Ginóbili, seu companheiro de equipe



O primeiro brasileiro Campeão da NBA: TIAGO SPLITTER

Na temporada 2013-14 o San Antonio Spurs chegou novamente à final e mais uma vez diante do Miami Heat, de LeBron James e cia. No primeiro jogo da final, o San Antonio, jogando no estado do Texas, venceu por 110 x 95, com Tiago tengo jogado 23,2 minutos, feito 14 pontos e pego 4 rebotes. Na segunda partida, derrota em casa por 98 x 96, Tiago não foi bem, jogou 19,1 minutos, fez apenas 2 pontos e pegou 6 rebotes. A série se mudava para Miami, no estado da Flórida, empatada em 1 x 1. Tudo parecia favorecer um segundo título consecutivo de Miami. Splitter começou o jogo 3 no banco, jogou 15,5 minutos, fez 6 pontos e agarrou 4 rebotes. Viu sua equipe arrasar o adversário por 111 x 92 e recuperar a vantagem do mando. No jogo 4, nova atuação galáctica dos Spurs, vitória por 107 x 86, 3 x 1 de vantagem e uma mão posta na taça. Tiago mais uma vez saiu do banco, desta vez para jogar 14,3 minutos, fazer 6 pontos e pegar 1 rebote. Hora de fechar a série no Texas, e mais uma vez sem dar chance ao oponente, vitória por 104 x 87, série fechada em 4 x 1 e pela primeira vez na história com um brasileiro conquistando o máximo troféu da NBA. O jogo decisivo foi o em que Splitter teve menos tempo de quadra, jogou 11,2 minutos, fez 3 pontos e pegou 2 rebotes. Greg Popovich fez uma escolha tática acertada de colocar o francês Boris Diaw como titular no lugar de Tiago Spitter, a estratégia encaixou, Miami não conseguiu sair dela e o Spurs foi campeão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário