Dando continuidade ao trabalho da Comissão Técnica de Ruben Magnano, foi feita a convocação da Seleção que disputará o Sul-Americano. É uma Seleção B, como tem sido usada nos últimos anos.
É gritante a evolução de nível técnico das Seleções A e B se compararmos os grupos que representarão o Brasil em 2016 frente àqueles que representaram ao país em 2008, no primeiro ano no qual a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) apostou na escolha de um treinador estrangeiro para comandar o trabalho. Em 2008 e 2009, o técnico foi Moncho Monsalve, espanhol, e desde 2010, é Ruben Magnano, argentino.
A convocação, ao mesmo tempo, dá muitos indícios de quem serão os convocados para a Seleção Brasileira que lutará por uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Dois nomes que poderiam estar nesta lista são Murilo Becker (Bauru) e Caio Torres (Paulistano). A ausência deles é compreensível, dado que se está dando prioridade à renovação, dando-se experiência a jovens promessas.
Entre os jovens valores que despontam no basquete brasileiro, senti falta de um nome: o pivô Ronald Reis, do UniCeub/Brasília.
O time será comandado mais uma vez pelo técnico do Gustavo de Conti, do Paulistano. Foram convocados 16 jogadores e 4 serão cortados antes da competição.
Eis os convocados:
Armadores: Fulvio (Brasília), Deryk Ramos (Brasília), Davi Rossetto (Basquete Cearense), Henrique Coelho (Minas) e Humberto Gomes (Pinheiros)
Alas: Marcus Toledo (Basquete Cearense), Léo Meindl (Bauru), Guilherme Deodato (Rio Claro), Léo Demétrio (Fuenlabrada, Espanha) e Jimmy Dreher (Mogi)
Alas-Pivôs: Jéfferson William (Bauru), Rafael Mineiro (Flamengo) e Olivinha (Flamengo)
Pivôs: JP Batista (Flamengo), Lucas Mariano (Mogi) e Gérson Santo (Mogi)
Entre os clubes, Flamengo e Mogi tiveram 3 convocados, Bauru, Brasília e Basquete Cearense tiveram 2 convocados. Os demais 4 convocados foram cedidos por: Rio Claro, Pinheiros, Minas e um vindo do exterior, do basquete espanhol (ex-jogador do Minas até 2015).
Estrutura:
1: FULVIO - DAVI ROSSETTO - HENRIQUE COELHO
2: LÉO MEINDL - DERYK RAMOS - HUMBERTO GOMES - JIMMY DREHER
3: MARCUS TOLEDO - GUI DEODATO - LÉO DEMÉTRIO
4: JÉFFERSON WILLIAM - RAFA MINEIRO - OLIVINHA
5: JP BATISTA - LUCAS MARIANO - GÉRSON SANTO
Com esta convocação, podemos construir um palpite de 15 nomes que estão na convocação de Magnano para as Olimpíadas.
Dado que Ricardo Fischer (Bauru) e Tiago Splitter (Atlanta Hawks) estão lesionados e sem condições físicas de serem chamados.
Dado que Vitor Faverani (Murcia, Espanha) rechaçou várias convocações de Magnano e dificilmente será lembrado.
E dado que Bruno Caboclo (Toronto Raptors), apesar de já estar na NBA, por ter apenas 19 anos de idade, e ainda ter muito por desenvolver em seu jogo, também não deverá estar na lista.
Eis meu palpite com 15 nomes que integrarão a lista da Seleção Principal:
Armadores: Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers), Raulzinho Neto (Utah Jazz), Larry Taylor (Bauru) e Rafael Luz (Flamengo)
Alas: Leandro Barbosa (Golden State Warriors), Alex Garcia (Bauru), Vitor Benite (Murcia ESP), Marquinhos (Flamengo) e Guilherme Giovannoni (Brasília)
Pivôs: Nenê Hilário (Washington Wizards), Anderson Varejão (Golden State Warriors), Augusto Lima (Real Madrid), Cristiano Felício (Chicago Bulls), Lucas Nogueira (Toronto Raptors) e Rafael Hettsheimeir (Bauru).
É um grupo fantástico! Destes 15, três ainda precisariam ser cortados. É uma pena que Tiago Splitter esteja lesionado e não possa dar ainda mais brilho a este grupo. Sim, dá para sonhar com uma medalha!
Estrutura:
1: HUERTAS - RAULZINHO - LARRY TAYLOR - RAFA LUZ
2: LEANDRINHO - ALEX GARCIA - VITOR BENITE
3: MARQUINHOS - GUILHERME GIOVANNONI
4: NENÊ - AUGUSTO LIMA - CRISTIANO FELÍCIO
5: ANDERSON VAREJÃO - RAFAEL HETTSHEIMEIR - LUCAS NOGUEIRA
Para não escrever mais um post sobre o mesmo assunto, vou comentar aqui a Convocação Oficial de Ruben Magnano para as Olimpíadas de 2016.
ResponderExcluirMuitas poucas mudanças em relação ao que eu havia previsto aqui no artigo. Cristiano Felício estaria na lista, mas ficou de fora por razões particulares não divulgadas. Lucas Nogueira, diferente do que eu previa, não foi lembrado. Vitor Faverani, diferente também do que previ, foi perdoado pelas ausências anteriores (tecnicamente, sem dúvidas ele estaria na minha lista também, a insegurança era com relação à opinião do técnico sobre ele). Fora estas poucas variações, é a lista que eu previ, com uma só mudança, Faverani no lugar de Bebê.
Muitos palpites da imprense acreditavam na presença de Marcelinho Machado. Se estivesse na lista, para mim seria uma enorme surpresa. As pessoas parecem esquecer que ele já está com 41 anos. São 4 ou 5 anos a mais do que Alex e Giovannoni. É muita diferença! Com esta idade, não há mais explosão física para jogar uma competição com exigência física a este nível internacional.
HUERTAS - RAUL - LARRY - RAFA LUZ
LEANDRINHO - ALEX - BENITE
MARQUINHOS - GIOVANNONI
NENÊ - AUGUSTO LIMA - FAVERANI
VAREJÃO - HETTSHEIMEIR
Um baita time. Pena não poder ter o Splitter também.
Anida há dois cortes por serem feitos.
Caso não hajam lesões, meu palpite é que os dois cortados estarão entre Larry Taylor, Rafael Luz e Vitor Benite. Vamos ver...