.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Um crime que mudou a história do basquete

No dia 23 de julho de 1993, o pai de Michael Jordan foi assassinado numa rodovia em Lumberton, na Carolina do Norte. O crime foi cometido por dois adolescentes, Larry Martin Demery e Daniel Green, que posteriormente mudou seu nome para Senhor Daas U'Allah. Os assaltantes foram identificados pela polícia a partir do rastreamento das chamadas que eles fizeram com o telefone celular de James Jordan, pai do camisa 23 do Chicago Bulls. Fã de basquete ao longo da vida, James Jordan tinha desempenhado um grande papel inspirador para que seu filho Michael se tornasse um atleta. Jordan era um homem de negócios e viajou o país para seguir a carreira de Michael, primeiro na Universidade da Carolina do Norte e, em seguida, com o Chicago Bulls.

Larry Demery e Daniel Green

O assassinato aconteceu quando James Jordan regressava de um funeral. Ele estava passando de carro pelo cruzamento das rodovias Interestadual 95 e State Road 74, ao sul de Lumberton, quando decidiu encostar o carro no acostamento para um breve descanso. Foi então que Daniel Andre Green e Larry Martin Demery avistaram o carro, um Lexus SC400 vermelho com a placa da Carolina do Norte na qual se lia "UNC0023", carro que Michael havia recentemente comprado para presenteá-lo. Os dois se aproximaram e, segundo as investigações, imediatamente atiraram nele para que pudessem roubar o carro. Faltavam oito dias para James Jordan completar 57 anos. Seu corpo só foi encontrado em 03 de agosto em um pântano em Bennettsville, na Carolina do Sul, só tendo sido identificado, por exame de DNA, em 13 de agosto. Green e Demery, ao revisar a carteira e os documentos de James, rapidamente se deram conta de que se tratava do pai de Michael Jordan. Além do carro, eles também se apoderaram de dois anéis de campeão da NBA que Michael havia dado de presente ao pai. A polícia os prendeu após rastrear o uso do celular de James Jordan após seu desaparecimento. Demery estava vestindo uma camisa de Michael Jordan no momento de sua prisão. Em seu depoimento, Demery disse que eles haviam planejado apenas amarrar a vítima e que Green puxou o gatilho sem motivo. Ambos foram condenados e sentenciados à prisão perpétua. O corpo de James Jordan foi enterrado na Carolina do Norte em 15 de agosto de 1993. A condenação dos dois gerou enorme polêmica, uma vez que se baseou apenas no depoimento de um dos dois ladrões, o qual incriminava exatamente o outro. Segundo o depoimento, Green saiu dirigindo o veículo roubado, um Lexus vermelho-cereja, e Demery ficou no banco de trás. Eles pegaram uma estrada rural de terra e pararam para que pudessem vasculhar o porta-luvas e os pertences pessoais do motorista, o qual, segundo eles, ainda não tinham percebido que já estava morto.

Michael Jordan e James Raymond Jordan Sr. (31/07/1936 - 23/07/1993)

A tragédia da morte de James Jordan mudou a trajetória de Michael Jordan, que havia conduzido o Chicago Bulls a três títulos consecutivos da NBA. Abalado pela morte do pai, Michael decidiu abandonar o basquete e jogar beisebol, que era a maior paixão de James Jordan. Michael Jordan ficou um ano e meio afastado do basquete, disputando ligas menores de beisebol pela equipe da cidade de Chicago (Chicago White Sox). Jordan justificou sua decisão afirmando que perseguiria o sonho de seu falecido pai, que sempre tinha imaginado seu filho como um jogador da liga profissional de beisebol. Os White Sox também pertenciam ao proprietário do Bulls, Jerry Reinsdorf, de forma que mesmo com a mudança de esporte, Reinsdorf considerou que não houve qualquer descumprimento de contrato.. Nas duas temporadas sem Michael Jordan, o título da NBA ficou duas vezes seguidas com o Houston Rockets. Jordan decidiu voltar às quadras de basquete no fim da segunda temporada cujo título acabou com o Houston. Não conquistou aquele título, mas já na temporada seguinte reconduziu o Chicago Bulls à conquista de outros três títulos consecutivos. O Chicago Bulls ganhou seis títulos em oito temporadas. Se não fosse a morte de James Raymond Jordan Sr. e o consequente afastamento de Michael das quadras de basquete, não teriam os Bulls conquistado 8 títulos consecutivos? Impossível ter esta certeza, não há como voltar no tempo e refazer os fatos, mas é bastante provável que isto pudesse ter acontecido. Aquele crime mudou a história do basquete! Oito títulos consecutivos seriam a mais impressionante sequência de títulos desde o Boston Celtics liderado por Bill Russel nos Anos 1960.

Michael Jordan voltou para a NBA após sua passagem no beisebol. Na primeira temporada inteira após a morte de James Jordan, o Bulls venceu 72 jogos, batendo o recorde de vitórias na temporada regular da NBA. Nos play-offs, o Bulls perdeu apenas três jogos no total das quatro séries que o levaram ao título, derrotando o Seattle SuperSonics na final da NBA. Michael Jordan foi nomeado MVP das Finais pela quarta vez, um recorde, superando os três prêmios de MVP das Finais conquistados por Magic Johnson. Michael Jordan também alcançou, foi apenas a segunda vez na história, a conquista completa de prêmios da temporada (MVP no All-Star Game, MVP da Temporada Regular e MVP das Finais da NBA), igualando o feito de Willis Reed na temporada 1969-1970. Tendo sido o primeiro campeonato conquistado por Jordan desde a morte de seu pai, e ainda mais com a conquista definitiva ocorrendo em pleno Dia dos Pais, Jordan ficou muito emocionado com a conquista do título. A cena memorável da conquista mostra Michael Jordan chorando no chão do vestiário abraçado à bola do jogo.



Um comentário: