Às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, vamos fazer uma visita pelo que houve de melhor tecnicamente no basquete mundial durante a temporada 2015-16, de forma a se ter um pequeno guia para acompanhar o que de melhor acontecerá na Arena Carioca 1 durante o mês de agosto de 2016.
Para começar, o melhor basquete do mundo, a NBA, onde ao final da temporada são escolhidos três quintetos: First All-NBA Team, o Quinteto Ideal, com os melhores da temporada em cada uma das cinco posições; Second All-NBA Team, com o segundo "Quinteto dos Sonhos", e Third All-NBA Team, com o terceiro time ideal dentro da temporada.
O Quinteto Ideal 2015-16 da NBA foi escolhido pela liga norte-americana com a seguinte formação: Stephen Curry, armador do Golden State Warriors, Russell Westbrook, armador do Oklahoma City Thunder, LeBron James, ala do Cleveland Cavaliers, Kawhi Leonard, ala do San Antonio Suprs, e DeAndre Jordan, pivô do Los Angeles Clippers.
Destes jogadores, infelizmente, apenas um estará no Rio de Janeiro para as Olimpíadas, o pivô dos Clippers. Para efeito de comparação, em 2008, a Seleção dos Estados Unidos levou 4 jogadores do Quinteto Ideal 2007-08 à China, e em 2012, os EUA também levaram 4 jogadores do Quinteto Ideal 2011-12 à Inglaterra. Em 2016, só 1 jogador estará no Brasil.
O Segundo Quinteto Ideal 2015-16 escolhido pela NBA foi formado por: Chris Paul, armador do Los Angeles Clippers, Damian Lillard, armador do Portland Trail Blazers, Kevin Durant, ala do Oklahoma City Thunder, Draymond Green, ala-pivô do Golden State Warriors, e DeMarcus Cousins, pivô do Sacramento Kings.
Destes jogadores, três deles estarão nas Olimpíadas de 2016: Durant, Green e Cousins. Mais um vez para efeito de comparação, em 2008 havia 5 jogadores do First ou Second Teams da temporada 2007-08; em 2012 havia 6 jogadores do First ou Second Teams da temporada 2011-12; e em 2016 haverá 4 jogadores do First ou Second Teams da temporada 2015-16. Ou seja, os Estados Undos estará sim no Rio de Janeiro com uma equipe inferior às levadas nos Jogos de 2008 e 2012, mas a diferença não é tão grande. Eles seguem sendo os favoritos à Medalha de Ouro.
O Terceiro Quinteto Ideal 2015-16 escolhido pela NBA foi formado por: Kyle Lowry, armador do Toronto Raptors, Klay Thompson, ala-armador do Golden State Warriors, Paul George, ala do Indiana Pacers, LaMarcus Aldridge, ala-pivô do San Antonio Spurs, e Andre Drummond, pivô do Detroit Pistons.
Deste quinteto, estarão no Rio 2016: Thompson e George. A Seleção dos EUA terá, portanto, seis jogadores eleitos para um dos três Quintetos Ideais da última temporada. A equipe terá ainda a Carmelo Anthony, jogador do New York Knicks, que jogará sua 4ª Olimpíada, atingindo um recorde de participações de um jogador de basquete masculino no USA Team.
Hora de navegar para o basquete europeu e vislumbrar o que houve de melhor na temporada 2015-16 da Euroliga, o segundo torneio de basquete mais competitivo do planeta. Por lá, foram eleitos os jogadores para compor o Primeiro e o Segundo Melhores Quintetos da temporada.
O Quinteto Ideal 2015-16 da Euroliga foi formado por: Milos Teodosic, sérvio, armador do CSKA Moscou, Malcolm Delaney, norte-americano, ala-armador do Lokomotiv Moscou, Nando De Colo, francês, ala do CSKA Moscou, Jan Vesely, tcheco, ala-pivô do Fenerbahce, e Ioannis Bourousis, grego, pivô do Baskonia. Deste time dos sonhos, Teodosic e De Colo estarão presentes nas Olimpíadas 2016.
O Segundo Time Ideal 2015-16 da Euroliga foi escolhido com: Ekpe Udoh, norte-americano, armador do Fenerbahce, Luigi Datome, italiano, ala do Fenerbahce, Quincy Miller, norte-americano, ala do Estrela Vermelha, Anthony Randolph, norte-americano, ala-pivô do Lokomotiv Moscou, e Gustavo Ayón, mexicano, pivô do Real Madrid. Nenhum destes cinco atletas estará nas Olimpíadas do Rio.
Já na Liga Espanhola, a Liga ACB, a segunda maior liga de basquete do planeta, atrás apenas da NBA, o Quinteto Ideal foi eleito com: Sérgio Rodríguez, armador do Real Madrid, o norte-americano Darius Adams, armador do Baskonia, Alex Mumbru, ala do Bilbao, o norte-americano Justin Hamilton, ala-pivô do Valência, e o pivô grego Ioannis Bourousis, Baskonia. Destes, Rodriguez e Mumbru estarão no Rio de Janeiro com a Seleção da Espanha.
Alguns níveis de qualidade abaixo como ligas de basquete, terminamos analisando o que houve de melhor na temporada da América do Sul, com a apresentação dos Quintetos Ideais da Liga Brasileira e da Liga Argentina.
No Novo Basquete Brasil, edição NBB 8, o Quinteto Ideal escolhido pela liga foi formado por: Davi Rossetto, armador do Basquete Cearense, Alex Garcia, ala-armador do Bauru, Marquinhos Souza, ala do Flamengo, Rafael Hettsheimeir, ala-pivô do Bauru, e Caio Torres, pivô do Paulistano. Deste time ideal, três jogadores disputarão os jogos com a Seleção Brasileira: Alex, Marquinhos e Hettsheimeir.
Na Liga Argentina, o Quinteto Ideal 2015-16 foi formado por: Maxi Stanic, armador do Ciclista Olímpico, o norte-americano Walter Baxley, armador do Quilmes, Federico Aguerre, ala do Gimnasia Indalo de Comodoro Rivadavia, o ala-pivô Wálter Herrmann, do San Lorenzo de Almagro, e o pivô norte-americano Justin Williams, do Ciclista Olímpico.
Agora é checar o resultado. O melhor do basquete mundial estará nas Olimpíadas 2016. Resta aguardar as históricas definições das Medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
Nenhum comentário:
Postar um comentário