.

sábado, 16 de setembro de 2017

Histórica excursão do San Lorenzo à Espanha


O San Lorenzo voltou ao cenário basquetebolístico argentino agressivamente. O tradicional clube de futebol argentino retomou suas atividades na temporada 2015-16 investindo pesado, e colhendo os frutos do alto investimento imediatamente. Voltou sendo campeão! O clube contratou Nicolás Aguirre, destaque do título do Quimsa na temporada anterior, e repatriou duas grandes figuras que estavam jogando no Brasil: Marcos Mata, ex-Franca, e o campeão olímpico Wálter Herrmann, campeão brasileiro 2014-15 com o Flamengo, e MVP da Liga Argentina em 2013-14. Para capitanear o projeto, um dos mais célebres treinadores argentinos, Julio Lamas. O time montado para ser campeão argentino 2015-16: Nicolás Aguirre, Courtney Fells, Marcos Mata, Wálter Herrmann e Tautvydas Lydeka (o norte-americano Fells e o lituano Lydeka eram os dois estrangeiros do grupo).

Buscando ficar ainda mais forte na temporada 2016-17, o clube não renovou com o veterano Wálter Herrmann, nem com Courtney Fells e Tautvydas Lydeka, e para suprir foi atrás de dois jovens destaques da Seleção Argentina, o ala-armador Selem safar e o ala-pivô Gabriel Deck. Foi se reforçar novamente na Liga Brasileira, contratando o pivô norte-americano Jerome Meyinsse, campeão com o Flamengo. Para fechar seus "importados", completou o elenco com o mexicano Pérez Kauffman e com o ala-pivô uruguaio Mathias Calfani. O quinteto titular de Julio Lamas, que se sagrou bi-campeão argentino: Nicolás Aguirre, Alex Pérez Kauffman, Marcos Mata, Gabriel Deck e Jerome Meyinsse.

O forte apelo levou o San Lorenzo a ser o primeiro clube argentino convidado para participar de uma Pré-Temporada da NBA. Jogou em 14 de outubro de 2016 no Canadá contra o Toronto Raptors, por quem acabou derrotado por 122 x 105. Entrou em quadra nesta noite formando com: Nicolás Aguirre, Guillermo Díaz, Marcos Mata, Gabriel Deck e Jerome Meynisse.

O desejo por grandiosidade não se continha. O clube seguia sonhando alto. Para a temporada 2017-18, perdeu o treinador Julio Lamas, que fechou contrato com o rival, Obras Sanitarias. Para seu lugar contratou Gonzalo Garcia, treinador que também teve passagem pelo Brasil, tendo treinado o Flamengo nas temporadas 2010-11 e 2011-12. Durante as férias, negociou com o pivô Luís Scola, principal nome argentino na NBA, mas não chegou a um acordo financeiro com o ídolo nacional. Mas estavam determinados a se manter um passo a frente dos rivais, para reforçar o time contrataram ao norte-americano Dar Tucker, MVP da temporada anterior, ao cubano Javier Justiz Ferrer, eleito melhor pivô da Liga Argentina na temporada anterior - ambos chegavam contratados ao Estudiantes de Concórdia, onde atuaram juntos na temporada 2016-17 - além do jovem armador sub-23 José Vildoza, do Libertad Sunchales, e também convocado para a Seleção Argentina. Saíram Alex Pérez Kauffman e Jerome Meyinsse. O fortíssimo quinteto titular passou a ter Nicolás Aguirre, Dar Tucker, Marcos Mata, Gabriel Deck e Javier Justiz Ferrer. Um time ainda mais forte que as duas já fortíssimas equipes campeãs nas duas temporadas anteriores.

Com este forte elenco, e com uma ânsia de resultados cada vez mais expressivos e grandiosos, o San Lorenzo acertou uma pré-temporada de luxo na Espanha, onde conseguiu atuações históricas, e duelou frente à elite do basquete mundial.

12 de setembro de 2017
SAN LORENZO 84 x 81 REAL MADRID
Parciais: 24 x 19 / 17 x 23 (41 x 42) / 18 x 26 (59 x 68) / 25 x 13 (84 x 81)
Real Madrid: Facundo Campazzo (16), Santi Yusta (7), Rudy Fernández (13), Trey Thompkins (8) e Gustavo Ayón (4). Banco: Fabien Causeur (10), Melwin Pantzar (3), Jaycee Carroll (8), Jeffery Taylor (5), Jonas Maciulis (0), Felipe Reyes (5) e Usman Garuba (2). Téc: Pablo Laso
San Lorenzo: Nicolás Aguirre (2), Dar Tucker (25), Marcos Mata (3), Gabriel Deck (17) e Javier Justiz Ferrer (10). Banco: José Vildoza (6), Matías Sandes (11) e Mathías Calfani (10). Téc: Gonzalo Garcia

O Real Madrid estava desfalcado de seu principal jogador, Sérgio Llul, que estava lesionado, mas sem nenhum jogador na Seleção da Espanha, que disputava o Eurobasket naquele momento, tinha seu principal armador, Luka Doncic, que liderou a Seleção da Eslovênia para uma campanha espetacular neste Eurobasket. De resto, era basicamente a mesma equipe que foi 1º lugar na Temporada Regular da Liga Espanhola (Liga ACB) 2016-17, e que terminara vice-campeã, perdendo o play-off final para o Valencia.

Jogando no Ginásio Polidesportivo Príncipe Felipe, em Arganda del Rey, localidade a 27 km de Madrid, uma atuação histórica! Vitória sensacional! Desempenho destacado de Dar Tucker, com 25 pontos na noite, 7 dos quais no último quarto.

No 1º quarto, o San Lorenzo conseguiu impor sua defesa e abrir vantagem, com destaque para Gabriel Deck, com 5 pontos, e Dar Tucker, com 11 pontos. A maior vantagem tendo sido de oito pontos (24 x 16).

No 2º quarto, o San Lorenzo abriu sua maior vantagem no jogo, ao alcançar 28 x 19 no placar. Quem teve atuação mais destacada no início deste quarto foi o jovem armador Vildoza. Pablo Laso pediu tempo e a partir daí se iniciou uma reação de Madrid, comandadas pelo armador argentino Campazzo e pelo ala-armador francês Causeur, que anotou cinco pontos seguidos. A diferença foi diminuindo, até o Real Madrid passar no finzinho do 1º tempo, ficando com 40 x 39 a seu favor.

No 3º quarto, a estrela do time, o ala ex-NBA Rudy Fernández assumiu o protagonismo. A seu lado, Campazzo, com 7 pontos só neste quarto. O Real Madrid abriu vantagem, tendo 61 x 51 a seu favor. Manteve a vantagem até o fim do quarto, o qual terminou com 11 pontos a frente do San Lorenzo. 

No início do último quarto, destacou-se mais uma vez Vildoza, que converteu 4 pontos seguidos e diminuiu a vantagem logo no reinício. Faltavam exatos cinco minutos para o fim, quando o San Lorenzo voltou a colocar um empate no placar: 72 x 72. Foi então que Dar Tucker colocou a bola embaixo do braço, mostrou que também havia protagonismo do lado do time de Almagro, anotou 7 pontos nos minutos finais e garantiu a vitória histórica do San Lorenzo. No fim, lances livres de Gabriel Deck e do uruguaio Calfani selaram a vitória.




15 de setembro de 2017
SAN LORENZO 95 x 85 BARCELONA
Parciais: 31 x 19 / 25 x 20 (56 x 39) / 19 x 23 (75 x 62) / 20 x 23 (95 x 85)
Barcelona: Phil Pressey (10), Rakim Sanders (0), Rodions Kurucs (6), Adrien Moerman (21) e Ante Tomic (5). Banco: Petteri Koponen (5), Thomas Heurtel (12), Marc García (0), Aleksandar Vezenkov (12), Sergi Martínez (4), Volodymyr Gerun (10) e Atoumane Diagné (0). Téc: Sito Alonso
San Lorenzo: Nicolás Aguirre (5), Dar Tucker (19), Marcos Mata (14), Gabriel Deck (24) e Javier Justiz Ferrer (14). Banco: José Vildoza (5), Matías Sandes (1) e Mathías Calfani (13). Téc: Gonzalo Garcia

O time do Barcelona tinha três desfalques para o confronto, todos envolvidos com suas seleções na disputa do Eurobasket: o veterano armador Juan Carlos Navarro com a Seleção da Espanha, e o armador norte-americano naturalizado Tyrese Ryce, com a Seleção de Montenegro. Também estavam no principal campeonato europeu as duas principais contratações do Barcelona para a temporada 2017-18, o francês Kevin Seraphin e o húngaro Adam Hanga. Mas mesmo desfalcado, era o Barcelona, que buscava se reerguer na Liga Espanhola após um 6º lugar aquém de suas tradições na temporada 2016-17.

Jogando no Ginásio Polidesportivo Municipal de Balaguer, na cidade de Lleida, no oeste da região da Catalunha, a 150 km de Barcelona, o San Lorenzo de Almagro teve outra atuação histórica. Três dias depois de vencer ao Real Madrid, o time venceu ao Barcelona, ficando a excursão batizada na Argentina como "um giro dos sonhos".

O elenco em quadra do time catalão mostrava uma seleção internacional que justificava o fato de ser um dos mais poderosos da Europa: Phil Pressey e Rakim Sanders, ambos dos Estados Unidos, Rodions Kurucs, da Letônia, Adrien Moerman e Thomas Heurtel, ambos da França, Ante Tomic, da Croácia, Petteri Koponen, da Finlândia, Aleksandar Vezenkov, da Bulgária, Volodymyr Gerun, da Ucrânia, e Atoumane Diagné, de Senegal. Só dois espanhóis: os reservas Marc Garcia e Sergi Martinez.

O time do San Lorenzo começou o jogo avassalador no 1º quarto: muita intensidade, concentração defensiva e bastante jogo coletivo, tanto que sete dos oito jogadores que entraram em quadra pontuaram no 1º quarto. Destaque para o pivô cubano Justiz Ferrer, que ganhou com margem o duelo contra o croata Ante Tomic, um dos mais renomados pivôs do basquete europeu; Justiz fez 12 pontos só no quarto inicial, com muita potência no jogo de garrafão embaixo do aro. Gabriel Deck e Marcos Mata também se destacaram, juntos somando 12 pontos, e o San Lorenzo impôs uma larga vantagem de 12 pontos, vencendo o quarto por 31 x 19. Atordoado, o Barcelona chegou a cometer até falta técnica nos dez minutos iniciais.

O único que não pontuou no 1º quarto, foi justamente aquele que veio a ser o grande destaque do 2º quarto, o pivô uruguaio Mathías Calfani, com muita força, vontade e energia, ele fez 9 pontos. Marcos Mata, com 7 pontos no quarto, também manteve o ritmo forte.Assim o time de Almagro chegou a sua vantagem máxima na partida, 19 pontos, tendo 55 x 36 a seu favor no placar. No fim, um ataque de três pontos do Barça e a diferença que foi para os vestiários no intervalo era de 16.

No 3º quarto o Barcelona conseguiu fortalecer seu jogo defensivo, e com isto quebrou o jogo coletivo do time argentino, que passou a ter mais dificuldade para pontuar. Foi então que os talentos individuais chamaram a responsabilidade para impedir a reação do time espanhol. Dar Tucker fez 6 puntos e, sobretudo, Gabriel Deck, que também fez 6 pontos no quarto.

O francês Adrien Moerman aumentou a força ofensiva do Barcelona, que aos poucos foi encurtando a diferença, que chegou a 9. Quem mantinha o San Lorenzo no jogo era Gabriel "Tartaruga" Deck e seus arremessos precisos, ele fez 10 pontos só no último quarto e pegou 14 rebotes no jogo. Com uma bela infiltração de Dar Tucker e um tiro certeiro de três pontos de Deck, a dois minutos do fim, o San Lorenzo saltou para 93 x 77, contendo definitivamente a reação do Barça e garantindo a linda vitória.

Um fechamento de ouro para uma excursão histórica e fantástica ao Velho Continente, duelando com o que há de mais alto nível no "Mundo FIBA", isto é, fora da NBA.






Veja também: A primeira vez de um clube argentino contra a NBA

E conheça aqui: A História da Liga Argentina



Nenhum comentário:

Postar um comentário