.

sábado, 1 de setembro de 2018

Os Maiores Alas da História da NBA

The 10 Greatest Small Forwards In NBA History

Quais foram os maiores alas da história da NBA? Para responder a esta pergunta, foram buscadas diferentes fontes da mídia especializada dos EUA. As listas tiveram, naturalmente, muitas divergência.

O primeiro posto não foi uma unanimidade, e dado que um dos nomes que dividiram a coroa ainda estava em atividade durante as pesquisas, não tendo portanto terminado de construir sua carreira, estes resultados possivelmente serão outros em pesquisas similares no futuro. Os dois nomes: LARRY BIRD e LEBRON JAMES.

Eis as fontes e as listas, algumas delas um Top 10 e outras um Top 15.

Lista no Uproxx:
http://uproxx.com/dimemag/10-greatest-small-forwards-nba-history/

1. Larry Bird  /  2. LeBron James  /  3. Julius Erving  /  4. Scottie Pippen  /  5. Elgin Baylor  /  6. John Havlicek  /  7. Dominique Wilkins  /  8. Rick Barry  /  9. James Worthy  /  10. Kevin Durant

Lista no Cheatsheet:
http://www.cheatsheet.com/sports/10-of-the-greatest-nba-small-forwards-of-all-time.html/?a=viewall

1. Larry Bird  /  2. LeBron James  /  3. Elgin Baylor  /  4. Julius Erving  /  5. Scottie Pippen  /  6. Rick Barry  /  7. Dominique Wilkins  /  8. John Havlicek  /  9. Adrian Dantley  /  10. James Worthy

Lista na ESPN:
http://espn.go.com/nba/story/_/page/nbarankSFs/ranking-top-10-small-forwards-ever

1. LeBron James  /  2. Larry Bird  /  3. Julius Erving  /  4. Kevin Durant  /  5. Elgin Baylor  /  6. Scottie Pippen  /  7. John Havlicek  /  8. Rick Barry  /  9. James Worthy  /  10. Dominique Wilkins

Lista no Ranker:
http://www.ranker.com/crowdranked-list/top-10-small-forwards

1. Larry Bird  /  2. LeBron James  /  3. Scottie Pippen  /  4. Julius Erving  /  5. Kevin Durant  /  6. Dominique Wilkins  /  7. Elgin Baylor  /  8. James Worthy  /  9. Paul Pierce  /  10. Vince Carter  /  11. John Havlicek  /  12. Rick Barry  /  13. Bernard King  /  14. Tracy McGrady  /  15. Carmelo Anthony

Lista no The Top Tens:
http://www.thetoptens.com/top-nba-small-forwards/

1. Larry Bird  /  2. LeBron James  /  3. Julius Erving  /  4. Scottie Pippen  /  5. Dominique Wilkins  / 6. Kevin Durant  /  7. Paul Pierce  /  8. Elgin Baylor  /  9. Carmelo Anthony  /  10. George Gervin  / 11. Bernard King  /  12. Tracy McGrady  /  13. John Havlicek  /  14. Rick Barry  /  15. Andre Iguodala


Consolidando as 5 listas, três nomes apareceram no Top 15 mas não entraram em nenhuma delas entre os três melhores: (1) Andre Iguodala, ala que jogou oito temporadas pelo Philadelphia 76ers, passou pelo Denver Nuggets, e depois viveu seu melhor momento na carreira com o Golden State Warriors, tendo sido MVP da Final de 2015; (2) Bernard King, que defendeu seis diferentes franquias e viveu seu melhor momento no New York Knicks entre 1982 e 1987; e (3) Tracy McGrady, jogador de grande versatilidade, também lembrado na lista de melhores escoltas, ele defendeu sete franquias, jogou na China no fim da carreira, e teve seu melhor momento com o Orlando Magic entre 2000 e 2004.

Outros três nomes apareceram uma única vez dentro do Top 10: (1) Adrian Dantley jogou por sete franquias, mas certamente foi lembrado pelo que jogou com o Utah Jazz entre 1979 e 1986, com sua explosiva primeira passada rumo à cesta, conseguiu terminar a carreira com impressionantes 24,3 pontos por jogo de média, sendo que com o Utah sua média foi de 30 pontos por jogo nas sete temporadas em que defendeu a franquia; (2) George Gervin, o "Homem de Gelo", também apareceu na lista de melhores alas, mas onde foi expressivamente votado mesmo foi entre os melhores escoltas; e (3) Vince Carter, que também aparece tanto nas votações de escolta quanto de ala, versátil jogador cujos grandes momentos foram com o Toronto Raptors entre 1998 e 2004, e com o New Jersey Nets entre 2004 e 2009.

Quem foi citado duas vezes foi Carmelo Anthony, sendo uma delas entre os dez melhores, após uma passagem impactante pelo Denver Nuggets entre 2003 e 2011, "Melo" foi a grande estrela do New York Knicks entre 2011 e 2017; assim como surgiu nas listas Paul Pierce, que apareceu duas vezes entre os dez melhores, cujos grandes momentos foram com o Boston Celtics entre 1998 e 2013.

Daqui para frente a lista fica mais seleta, resumindo-se aos 10 mais citados no compto das cinco pesquisas de melhores alas de todos os tempos. Os dois primeiros nesta lista regressiva são dois jogadores que marcaram os Anos 1970 da NBA e que foram, ambos, citados nas cinco listas, tendo aparecido em três delas entre os dez melhores. O primeiro deles é John Havlicek, ala do Boston Celtics entre 1962 a 1978, tendo sido oito vezes campeão da NBA, e sido parte de duas diferentes gerações que estão entre as maiores da história dos Celtics, "Hondo" foi um ala capaz de pontuar, jogar para a equipe e defender muito bem, um jogador com um clássico "espírito vencedor", cujo grande poder em quadra era de facilitador do jogo de transição da defesa para o ataque da equipe. Terminou a carreira com médias de 20,8 pontos, 6,3 rebotes e 4,8 assistências por partida. Já Rick Barry, que também foi um ala com grande capacidade tanto ofensiva quanto defensiva, tendo marcado a NBA com seus arremessos, assim como está entre os maiores reboteiros para a posição de ala na história do basquete norte-americano. Ele defendeu o San Francisco Warriors, depois Golden State Warriors, entre 1965 e 1978, e depois atuou no Houston Rockets, tendo terminado a carreira com 23,2 pontos, 6,5 rebotes e 5,1 assistências por jogo. 

Dois nomes foram quatro vezes citados entre os dez melhores, sendo que um deles, como estava ainda no meio de sua carreira durante as pesquisas, tem potencial para subir degraus em listas futuras. Este jogador é Kevin Durant, estrela do Oklahoma City Thunder entre 2007 e 2016, e depois estrela do Golden State Warriors.

Outro citado quatro vezes foi James Worthy. O ala brilhou com a camisa do Los Angeles Lakers entre 1982 e 1994. "Big Game James" foi uma das peças do "Big Three" que brilhou com a equipe que ficou conhecida como "Showtime Lakers". Terminou sua carreira com 17,6 pontos, 5,1 rebotes e 3,0 assistências. Muito eficiente, Worthy, nos seus oito primeiros anos de carreira, não ficou nenhuma temporada com aproveitamento em arremessos de quadra inferior a 53%. Sua maior atuação na carreira foi no jogo 7 da Final de 1988 quando fez 36 pontos, pegou 16 rebotes e deu 10 assistências.

James Worthy

Seis jogadores apareceram como Top 10 em todas as listas, foram eles Dominique Wilkins, Elgin Baylor, Scottie Pippen, Julius Erving, Larry Bird e LeBron James. Sendo que só três destes nomes apareceram como Top 4 em todas as listas, ocupando aqui, naturalmente, as três primeiras posições.

Eis então as posições finais compilados os resultados com a lista dos 6 Maiores Escoltas de Todos os Tempos na NBA na junção das cinco pesquisas e análises aqui descritas:

6º lugar
Dominique Wilkins apareceu em 5º, 6º, duas vezes em 7º e em 10º lugar. Wilkins, um ala de grande explosão atlética, era excelente peça no jogo de transição de sua equipe, além de ser um grande pontuador. O grande momento de sua carreira foi com a camisa do Atlanta Hawks, que ele defendeu de 1982 a 1994. Ainda vestiu a camisa de quatro outras franquias e migrou para a Europa, onde defendeu o Panathinaikos, da Grécia, e o Fortitudo Bologna, da Itália. Na NBA teve como médias: 24,8 pontos, 6,7 rebotes e 2,5 assistências, numa carreira recheada de grandes confrontos diretos no um com um frente a lendas como Michael Jordan e Larry Bird.

Dominique Wilkins

5º lugar
Elgin Baylor apareceu em 3º, duas vezes em 5º, em 7º e 8º lugar. Ele jogou toda sua carreira no Lakers, de 1958 a 1972, vivendo a transição da franquia de Minneapolis para Los Angeles. Só um jogador na história da NBA conseguiu terminar uma temporada com uma média de pontos superior à obtida por ele na temporada 1961-62, quando marcou 38 pontos por jogo (só o pivô Wilt Chamberlain conseguiu médias de pontos maior numa temporada). Nesta mesma temporada, 1961-62, ele pegou 19 rebotes por jogo, um desempenho ofensivo e defensivo impressionante. Com um estilo de jogo acrobático, mas com uma enorme eficiência em todos os lados da quadra, seus números ao fim da carreira impressionam: 27,4 pontos, 13,5 rebotes e 4,3 assistências por jogo.

Elgin Baylor

4º lugar
Scottie Pippen apareceu em 3º, duas vezes em 4º, em 5º e 6º lugar. Um ala que combinava velocidade, inteligência e arremessos precisos, especialmente pelos lados da quadra. O grande momento de sua carreira foi com o Chicago Bulls entre 1987 e 1998, onde ele foi o grande parceiro de Michael Jordan. Ao se aposentar acumulava como estatística: 16,1 pontos, 6,4 rebotes e 5,2 assistências por jogo. O que os números não conseguem mostrar, no entanto, é a enorme capacidade defensiva, dificultando os ataques adversários e facilitando o trabalho da equipe. Pippen é o único jogador a ter conquistado por duas vezes um título da NBA e uma medalha de ouro olímpica no mesmo ano, feito que conseguiu em 1992 e em 1996, tendo sido parte do Dream Team dos EUA, e quatro anos depois do que à época foi chamado Dream Team II.

Scottie Pippen

3º lugar
Julius Erving apareceu três vezes em 3º e duas vezes em 4º lugar. "Dr. J" era a grande estrela da ABA quando esta liga fez sua fusão com a NBA. Antes de Michael Jordan, era ele quem fazia a imaginação dos fãs de basquete viajar, principalmente por seus vôos desde a linha de lance livre para concluir pontos acrobaticamente, fosse com bandejas ou enterradas. Na ABA, ele brilhou pelo New York Nets entre 1973 e 1976, porém os seus maiores momentos foram com o Philadelphia 76ers, franquia que defendeu de 1976 a 1987. Terminou a carreira com números expressivos: 24,2 pontos, 8,5 rebotes e 4,2 assistências por jogo, provando que sua qualidade ia muito além do lado acrobático. Foi o único jogador na história a ter, combinados, mais de 30 mil pontos, mais de 10 mil rebotes, mais de 5 mil assistências, mais de 2 mil recuperações de bola de mais de 2 mil tocos. Dezesseis temporadas, dezesseis vezes no All-Star Game, dezesseis participações em play-off. Um jogador completo.

Julius Erving

2º lugar
LeBron James apareceu uma vez em 1º lugar e quatro vezes em 2º lugar. Ele ainda em plena carreira e ainda no auge quando estas pesquisas foram feitas. Ainda não tinha construído todos os brilhantes capítulos de sua trajetória fenomenal. Tinha brilhado com Cleveland Cavaliers e Miami Heat, mais ainda não tinha esgotado seus feitos históricos. Sua soberba atuação na Final de 2016, por exemplo, foi posterior a estas cinco pesquisas, esta que foi a maior atuação individual de um jogador numa final da NBA na combinação de pontos, rebotes e assistências. "The King" James ainda tinha lenha para queimar, e não seria surpresa se superasse Larry Bird no 1º lugar. Como uma enorme determinação de ser protagonista, ele podia jogar como armador, escolta, ala ou ala-pivô, e ser fenomenal em todas estas funções.

LeBron James

1º lugar
Larry Bird apareceu quatro vezes em 1º lugar e uma vez em 2º lugar. Ídolo do Boston Celtics, única franquia que defendeu, entre 1979 e 1992, terminando a carreira com 24,3 pontos, 10,0 rebotes e 6,3 assistências. Um arremessador incrível ofensivamente e com uma capacidade incrível de antecipar os movimentos dos adversários defensivamente. Foi eleito MVP da temporada por três anos consecutivos, feito que só Bill Russell e Wilt Chamberlain também conseguiram na história. Com seu estilo de jogo discreto, sem grandes espetáculos, mas extremamente eficiente, foi um jogador completo, com um arremesso de três pontos quase infalível, passes certeiros e agilidade para roubar a bola, lutava com garra até o último instante em todos os jogos.

Larry Bird




Nenhum comentário:

Postar um comentário