.

sábado, 26 de janeiro de 2019

Padrão Ouro: Coach K e seu legado como maior treinador da Seleção Masculina dos EUA

Coach K, legacy as greatest USA Men's Basketball Coach

Em 2016, aos 69 anos, Mike Krzyzewski encerrou sua carreira a frente da seleção masculina dos Estados Unidos, sendo substituído pelo lendário Gregg Popovich, técnico do San Antonio Spurs. O legado de Krzyzewski será eternamente lembrado. Ele venceu mais jogos de campeonatos da NCAA, liga universitária norte-americana, e mais Final Fours (Quadragulares Finais) do que qualquer outro Diretor-Técnico na história do basquete dos EUA. Ele só perde em quantidade de títulos da NCAA para o lendário técnico do time da UCLA, John Wooden. Mas todas as glórias no basquete universitário não eram suficientes para o "Coach K". Ao conquistar sua terceira Medalha de Ouro cosecutiva nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ele se tornou o treinador mais vitorioso da história do basquete olímpico.

O último jogo de Krzyzewski a frente da Seleção Masculina de basquete dos Estados Unidos resultou na 76ª vitória consecutiva dele a frente do selecionado nacional, um recorde! Ele terminou sua passagem pelo "USA Men's Basketball Team" com um recorde de 88 vitórias e só 1 derrota, incluindo uma perfeita sequência de 24 vitórias e nenhuma derrota em partidas válidas pelas Olimpíadas. Três vezes no lugar mais alto do pódio: o 'Padrão-Ouro', o Legado de Coach K.

Foi Mike Krzyzewski quem levou os norte-americanos de volta para o topo do basquete mundial, após as derrotas no Mundial de 2002 e nas Olimpíadas de 2004. E para coroar seu legado, ele se tornou o primeiro treinador de basquete na história a conquistar Três Medalhas de Ouro Olímpicas.

Sua filosofia: como líder, você não seleciona um time, você escolhe um grupo de pessoas e faz com que eles trabalhem juntos para desenvolver um time. Em outras palavras, equipes não se formam instantaneamente, elas crescem, evoluem. Para isto, é preciso tempo, metas e competição. Você deve desenvolver a compreensão de todos de quem e o que será enfrentado. O treinamento e a preparação são todos baseados nesta compreensão.

Como afirmou o Coach K: “Muitos tem dito que eu dirijo a Seleção dos EUA de forma diferente de como dirijo meu time na Universidade DUKE. Claro que dirijo diferente! Se estou fazendo meu trabalho corretamente, eu também vou dirigir minha equipe de DUKE de forma diferente a cada temporada. O plano de gestão da equipe precisa ser personalizado e específico ao pessoal que tem em mãos para gerir, à competição que tem para ser disputada, às metas especificamente traçadas e ao estilo de liderança”.

E ele fez isto mais uma vez, sublimemente, na campanha que terminou com a conquista da Medalha de Ouro, no Rio de Janeiro, na vitória por 96 x 66 sobre a Sérvia. A chave para a vitória estava sustentada na consistência do trabalho feito por ele na equipe de basquete da Universidade DUKE nos 36 anos anteriores.

A personalidade está em muito resumida numa de suas primeiras entrevistas dada no Rio de Janeiro, quando afirmou que: "O momento mais importante da minha carreira em Duke aconteceu em 1983. Não foi após uma vitória, mas quando perdemos um jogo de 43 pontos. Ali vi que precisava mudar muita coisa em nosso programa para atingir o grau de excelência desejado". E se ele se tornou o técnico mais vitorioso da história da NCAA, isto mostra que conseguiu!

Sua história na Seleção dos EUA começou na década de 80, quando foi assistente-técnico do time que conquistou a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Ele também foi assistente-técnico nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, quando os EUA foram pela primeira vez representados por jogadores da NBA, que formaram o Dream Team. Em 2006, a USA Basketball sentia que o basquete do país estava ameaçado pelas potências europeias e pela emergente Argentina após os fracassos no Mundial de 2002, em plena Indianápolis, e na Olimpíada de Atenas em 2004, onde os EUA foram apenas Medalha de Bronze. Krzyzewski foi então contratado para reerguer a seleção. E conseguiu. O começo não foi fácil. Logo de cara, conquistou a Medalha de Bronze no Mundial de basquete de 2006. Mas dali em diante, começou uma série incrível de 76 vitórias dos Estados Unidos, um recorde da seleção. Mais do que isso, os Estados Unidos recuperaram o status de soberania no basquete mundial, com os títulos olímpicos de 2008 e 2012, no que ficou conhecido como "Redeem Team" (time da redenção) e nos Mundiais de 2010 e 2014. Mesmo sem alguns dos principais jogadores da NBA, sob críticas por algumas apertadas vitórias na 1ª fase, os EUA cresceram nos play-offs e coroaram a soberania com a Medalha de Ouro da Rio 2016. Coach K se foi, mas seu trabalho na seleção jamais será esquecido.








Nenhum comentário:

Postar um comentário