Foi somente a partir da criação da National Basketball League (NBL), criada em 1937 por três grandes corporações empresariais - General Electric, Firestone e Goodyear - e composta por times de algumas pequenas e médias empresas do mundo corporativo, que o basquetebol nos Estados Unidos começou a ter uma organização com um formato de competição numa dimensão um pouco além de torneios locais.
A liga começou de forma informal e foi crescendo ano após ano, aumentando a quantidade de partidas disputadas a cada temporada, a medida que a popularidade do basquete profissional e da NBL ia gradativamente aumentando. A breve história da NBL pode ser dividida em três "eras", cada uma contribuindo significativamente para o crescimento do basquete profissional, até se chegar ao surgimento da NBA. A primeira dinastia foi do Oshkosh All-Stars e seu pivô Leroy "Cowboy" Edwards. Depois veio uma era de domínio do Fort Wayne Zollner Pistons, cujo principal jogador era Bobby McDermott. No último período quem reinou na NBL foi o pivô George Mikan, considerado por muitos a primeira grande estrela do basquete nos EUA, numa etapa que marcou o crescimento do Minneapolis Lakers, franquia que futuramente veio a ser o Los Angeles Lakers.
O primeiro campeão da NBL, na temporada 1937-38, foi o Akron Goodyear Wingfoots, que bateu na série final ao Oshkosh All-Stars por 2 x 1. O time da Goodyear, fábrica de pneus, foi uma franquia que não migrou para o basquete profissional quando a NBA foi criada, passando a fazer parte, como co-fundadora, da National Industrial Basketball League (NIBL) junto às demais equipes que decidiram não profissionalizar suas atividades. Em 1961 a NIBL transformou-se na National Alliance of Basketball Leagues (NABL), que passou a indicar seu campeão como participante das primeiras edições da Copa Intercontinental (Mundial Interclubes) organizada pela FIBA, Federação Internacional de Basquete. Assim, curiosamente, o time da Akron Goodyear veio a ser tri-campeão mundial em 1967, 1968 e 1969.
As duas edições seguintes, temporadas 1938-39 e 1939-40, foram conquistadas pelo time da fábrica de pneus concorrente, com o título indo para o time do Akron Firestone Non-Skids, em ambas as oportunidades vencendo na final ao Oshkosh All-Stars por 3 x 2 na série.
Vice-campeão nas três primeiras edições da NBL, o Oshkosh All-Stars enfim conseguiu conquistar o título, batendo na temporada 1940–41 ao Sheboygan Red Skins por implacáveis 3 x 0 na série final. Na temporada 1941–42, o Oshkosh All-Stars conquistou o bi-campeonato, superando na final ao Fort Wayne Zollner Pistons por 2 x 1, time que emergia como nova potência a dominar e reinar na NBL.
Depois de cinco finais consecutivas do Oshkosh All-Stars, foi a vez do Fort Wayne Zollner Pistons chegar a quatro finais consecutivas, e numa acirrada disputa e rivalidade contra o Sheboygan Red Skins, outro time que jogou quatro finais consecutivas. Na temporada 1942–43, o Sheboygan Red Skins bateu ao Fort Wayne Zollner Pistons na final por 2 x 1 na série. As duas agremiações disputaram as finais nas duas temporadas seguintes, mas desta vez com dois títulos consecutivos do Fort Wayne Zollner Pistons, que na temporada 1943–44 superou implacavelmente ao Sheboygan Red Skins por 3 x 0 na série final, e na temporada 1944–45 venceu a série por 3 x 2.
O Sheboygan Red Skins ainda perderia uma terceira final consecutiva, caindo por 3 x 0 para o Rochester Royals na finalíssima da temporada 1945–46. Os Royals vinham fortes e também chegaram à final nas duas temporadas seguintes, mas pendendo em ambas oportunidades, caindo na de 1946–47 por 3 x 2 para o Chicago American Gears, e na de 1947–48 por 3 x 1 para o emergente Minneapolis Lakers. Estas duas equipes, o Lakers e o Rochester Royals foram duas das franquias que vieram a dominar no topo da tabela nas primeiras edições de campeonatos da NBA. Mas nem uma nem outra foram finalistas na última temporada da NBL, a de 1948–49, pois ambas já tinham decidido migrar para outra liga. Na NBL o campeão foi o Anderson Packers, que venceu ao Oshkosh All-Stars por 3 x 0, ficando com o título. O movimento de Lakers e Royals foi a partida do movimento que viria a formar a NBA.
Entre os maiores nomes dentro de quadra nestas temporadas da NBL, destacaram-se Leroy Edwards, do Oshkosh All-Stars, MVP das três primeiras edições, Ben Stephens, do Akron Goodyear Wingfoots, MVP em 1940–41, Chuck Chuckovits, do Toledo Jim White Chevrolets, MVP em 1941-42, Bobby McDermott, do Fort Wayne Zollner Pistons, MVP nas quatro temporadas seguintes, Bob Davies, do Rochester Royals, MVP na temporada 1946–47, George Mikan, do Minneapolis Lakers, MVP em 1947-48, e que veio a se tornar o pivô mais dominante nos primórdios da NBA, e Don Otten, MVP da última temporada da NBL, 1948–49, jogando pelo Tri-Cities Blackhawks, outra franquia que disputou as primeiras edições da NBA.
Estas franquias buscaram a fusão, no processo de profissionalização definitiva do basquete norte-americano, com a Basketball Association of America (BAA), uma liga que teve três edições (1946–47, 1947-48 e 1948-49) e vinha crescendo de forma acentuada e mais acelerada, já num formato que serviu de embrião para a divisão em conferências que marcou a história da NBA. Nas três edições da BAA, os campeões foram o Philadelphia Warriors, que em 1947 fez 4 x 1 sobre o Chicago Stags na série final, o Baltimore Bullets, que em 1948 ganhou a série final sobre o Philadelphia Warriors por 4 x 2, e o Minneapolis Lakers, que em 1949 fez 4 x 2 no Washington Capitols e ficou com o título. A liga BAA era composta por duas conferências, a Leste e a Oeste. Na temporada 1946–47, a Divisão Leste era disputada pelas franquias Washington Capitols, Philadelphia Warriors, New York Knicks, Boston Celtics, Providence Steamrollers e Toronto Huskies, enquanto a Divisão Oeste tinha a Chicago Stags, St. Louis Bombers, Cleveland Rebels, Detroit Falcons e Pittsburgh Ironmen. Na temporada 1947-48, a liga perdeu quatro franquias - Toronto Huskies, Cleveland Rebels, Detroit Falcons e Pittsburgh Ironmen - e ganhou uma nova (Baltimore Bullets entrou na Divisão Oeste) com o Washington Capitols sendo forçado a migrar da Divisão Leste para a Oeste, para que houvesse quatro franquias de cada lado. Na terceira temporada, 1948-49, a liga atraiu franquias da NBL e reequilibrou as forças, tendo seis equipe em cada divisão. Na Divisão Leste estavam Washington Capitols, New York Knicks, Baltimore Bullets, Philadelphia Warriors, Boston Celtics e Providence Steamrollers. Na Divisão Oeste estavam Rochester Royals, Minneapolis Lakers, Chicago Stags, St. Louis Bombers, Fort Wayne Pistons e Indianapolis Jets. Estava semeada a lavoura para o nascimento da National Basketball Association, a NBA, que nasceria na temporada 1949-1950. Em 3 de agosto de 1949, representantes da NBL e da BAA se reuniram no escritório da BAA no Empire State Building, em Nova York, para finalizar a fusão. Maurice Podoloff foi eleito como chefe da nova liga, que inicialmente foi composta por 17 equipes.
Em paralelo a tudo isto, já que na conjuntura de segregação racial desta fase da história dos Estados Unidos estas ligas eram restritas a jogadores com a pele branca, havendo a proibição da participação de jogadores de pele negra e de mestiços, houve um único torneio, disputado de 1939 a 1948, que permitia brancos e negros juntos em quadra, o World Professional Basketball Tournament, disputado em Chicago. Organizado por Arch Ward e patrocinado pelo jornal Chicago Herald-American (de propriedade de William Randolph Hearst), o torneio reuniu as melhores equipes de basquete dos EUA, com o vencedor sendo aclamado como o "Campeão Mundial" (assim como foi dito por muitos anos até um passado não muito distante ao campeão da NBA). O formato da competição era eliminatório, em jogo único, com os vencedores de cada duelo avançando até só restarem os dois finalistas para jogar a partida que definia o campeão.
A primeira edição foi disputada em março de 1939 com 11 equipes: Benton Harbor House of David, Fort Wayne Harvesters, New York Celtics, New York Yankees, New York Renaissance, Harlem Globetrotters, Sheboygan Redskins, Illinois Grads, Oshkosh All-Stars, Chicago Harmons e Clarksburg Oil. A 1ª fase foi disputada em 26 de março daquele ano no Madison Street Armory: Harlem Globetrotters 41 x 33 Fort Wayne, New York Yankees 40 x 32 Benton Harbor, Sheboygan 47 x 29 Illinois, e Oshkosh 40 x 33 Clarksburg. Três dos quatro vencedores - Globetrotters, NY Yankees e Sheboygan - avançaram às quartas de final (o Oshkosh foi direto à semi-final), que começaram a ser jogadas no mesmo dia, com algumas partidas vindo a ser disputadas no dia seguinte. Pelas quartas: NY Rens 30 x 21 NY Yankees, Globetrotters 31 x 25 Chicago, e Sheboygan 36 x 29 NY Celtics. Em 27 de março, as semi-finais foram no Chicago Coliseum: New York Renaissance 27 x 23 Harlem Globetrotters (duelo dos times de jogadores negros) e Oshkosh All-Stars 40 x 23 Sheboygan Redskins (duelo dos times de jogadores brancos). Em 28 de março, também no Chicago Coliseum, decidiu-se o terceiro colocado e o campeão, e em ambos os duelos as vitórias foram dos times formados exclusivamente por jogadores negros. O Harlem Globetrotters venceu ao Sheboygan Redskins por 36 x 33 e o NY Rens venceu ao Oshkosh All-Stars por 34 x 25. New York Renaissance campeão! Quinteto ideal escolhido: Babe Pressley (Harlem Globetrotters), Zack Clayton (New York Rens), Ed Dancker (Sheboygan Redskins), Puggy Bell (New York Rens) e Leroy Edwards (Oshkosh All-Stars), com Puggy Bell eleito o MVP.
Em 1940 o torneio passou a ter 14 equipes, tendo os participantes sido: Benton Harbor House of David, Canton Bulldogs, Chicago Bruins, Clarksburg Oil, Fort Wayne Harvesters, Harlem Globetrotters, Kenosha Royals, New York Rens, Oshkosh All-Stars, Rochester Seagrams, Sheboygan Redskins, Syracuse Reds, Washington Heurich Brewers e Waterloo Wonders. As equipes de Syracuse e Washington entravam direto nas quartas, onde encontrariam os seis vencedores da 1ª fase. Os jogos foram no Infantry Armory e começaram em 18 de março: Chicago 45 x 27 Fort Wayne, Sheboygan 44 x 32 Rochester, Globetrotters 50 x 26 Kenosha, Rens 42 x 21 Canton, Oshkosh 42 x 23 Benton Harbor, e Waterloo 41 x 32 Clarksburg. Nas quartas de final, o campeão do ano anterior caiu, numa partida disputadíssima. Os resultados em 19 de março: Syracuse 39 x 30 Sheboygan, Washington 35 x 21 Waterloo, Chicago 40 x 38 Oshkosh, e Harlem Globetrotters 37 x 36 New York Renaissance. A semi-final foi dois dias depois, com o Harlem Globetrotters vencendo ao time de Syracuse por 34 x 25, e o Chicago Bruins batendo ao Washington por 46 x 38. Na decisão de 3º lugar, vitória do Washington por 41 x 30. A aguardada final era entre os dois times da cidade-sede, o time dos negros de Chicago (Harlem Globetrotters) contra o time dos brancos da cidade, que jogava a NBL (Chicago Bruins). Em 22 de março, vitória apertada dos Globetrotters por 31 x 29. Pela segunda vez consecutiva, a equipe independente de negros, não aceita nas ligas oficiais, era campeã do torneio. O quinteto ideal eleito: Phil Rabin (Washington Heurich Brewers), Pop Gates (New York Rens), Sonny Boswell (Harlem Globetrotters), Wibs Kautz (Chicago Bruins), e Leroy Edwards (Oshkosh All-Stars), com Sonny Boswell escolhido MVP.
Cada vez maior, em 1941 o torneio passou a ser jogado no Chicago International Amphitheater e desta vez reuniu 15 equipes: Bismark Phantoms, Chicago Bruins, Davenport Central Turner Rockers, Dayton Sucher Wonders, Detroit Eagles, Fort Wayne Zollner Pistons, Harlem Globetrotters, Indianapolis Kautskys, Kenosha Royals, New York Renaissance, Newark Elks, Oshkosh All-Stars, Philadelphia Spahs, Rochester Seagrams, e Toledo White Huts. Enfrentaram-se na 1ª fase, em 17 de março daquele ano: Chicago 53 x 17 Davenport, Detroit 58 x 43 Indianapolis, Globetrotters 38 x 29 Newark, Toledo 36 x 28 Sheboygan, Kenosha 40 x 36 Rochester, Philadelphia 48 x 30 Bismarck, Oshkosh 47 x 41 Fort Wayne, e NY Rens 43 x 20 Dayton. Mais uma vez o campeão caiu nas quartas de final, tendo sido a primeira vez que um time de brancos conseguiu vencer no "torneio mundial" a um dos dois principais times de negros daqueles tempos, já que nas duas edições anteriores Harlem Globetrotters e New York Renaissance só haviam perdido um para o outro. Num jogo acirradíssimo, o responsável pela façanha foi o Detroit Eagles, que venceu ao Harlem Globetrotters, em 18 de março, por 37 x 36. Nos demais confrontos: Toledo 43 x 33 Chicago, NY Rens 43 x 15 Kenosha, e Oshkosh 38 x 31 Philadelphia. E o time do Eagles, após bater o Globetrotters, no dia seguinte, em outro jogo acirradíssimo, venceu ao Rens por 43 x 42. Na outra semi-final, vitória do Oshkosh, 40 x 37, sobre Toledo. Pela primeira vez a decisão seria entre dois times da NBL. Em 20 de março, o NY Rens venceu por 57 x 42 ao Toledo na decisão do terceiro lugar, com vitória na final do Detroit Eagles por 39 x 37 sobre o Oshkosh All-Stars. Quinteto ideal: Bob Carpenter (Oshkosh All-Stars), Buddy Jeanette (Detroit Eagles), Chuck Chuckovitz (Toledo White Huts), Dolly King (New York Rens) e Ed Sadowski (Detroit Eagles), com o MVP sendo Buddy Jeannette.
Em 1942 a competição teve 16 participantes: Aberdeen Army Ordnance Training Center, Chicago Bruins, Columbus Bobb Chevrolets, Davenport Central Turner Rockets, Detroit AAA, Detroit Eagles, Fort Wayne Zollner Pistons, Hagerstown Conoco Oilers, Harlem Globetrotters, Indianapolis Kautskys, Long Island Grumman Flyers, Michigan City Steelers, New York Renaissance, Oshkosh All-Stars, Sheboygan Redskins, Toledo White Huts. Na 1ª fase, em 8 de março: Detroit Eagles 46 x 29 Toledo, Globetrotters 40 x 33 Hagerstown, Aberdeen 56 x 42 Fort Wayne, Chicago 56 x 46 Detroit AAA, Sheboygan 34 x 26 Columbus, NY Rens 55 x 37 Michigan City, Oshkosh 44 x 29 Davenport, e Long Island 54 x 32 Indianapolis. Pelas quartas: Detroit Eagles 40 x 34 Aberdeen, Globetrotters 37 x 32 Sheboygan, Long Island 48 x 38 Chicago, e Oshkosh 44 x 38 NY Rens. Nas semi-finais: Detroit 44 x 43 Long Island, e Oshkosh 48 x 41 Harlem Globetrotters. Com os resultados, repetia-se a final do ano anterior. Na decisão de terceiro, vitória do time de Long Island sobre o Harlem Globetrotters por 43 x 41. Na final, o Oshkosh All-Stars, que havia sido 5 vezes finalista da NBL, enfim sagrou-se campeão do torneio, vencendo ao Detroit Eagles, em 12 de março, por 43 x 41. Ao invés de um quinteto ideal, desta vez foram escolhidos os dez melhores do torneio, uma prévia do que passou a ser feito a partir da edição seguinte, na qual passaram a ser eleitos o primeiro e segundo time, e um embrião da eleição de primeiro, segundo e terceiro que é adotada na NBA no Século XXI. Foram escolhidos os armadores Dolly King (Grumman Flyers), Ed Milkovich (Hagerstown Conoco Oilers), Mickey Tierney (Chicago Bruins) e Ed Riska (Oshkosh All-Stars), este último escolhido como MVP; os alas Buddy Jeannette (Detroit Eagles), Moe Becker (Aberdeen Army Ordnance), Sonny Boswell (New York Rens) e Bernie Price (Harlem Globetrotters); e os pivôs Jerry Bush (Detroit Eagles) e Gene Englund (Oshkosh All-Stars).
Em 1943, na 5ª edição da competição, pela terceira vez o campeão foi um time formado exclusivamente por atletas negros, desta vez o Washington Bears, tendo sido a última vez na qual o título não ficaria com uma franquia da NBL, o que aconteceu nas 5 edições seguintes. E o título de 1943 foi conquistado sobre o Oshkosh All-Stars, equipe dominante na primeira era da NBL, quando chegou a cinco finais consecutivas, em meio às quais conquistou um bi-campeonato, e equipe que havia sido campeã do World Professional Basketball Tournament. O torneio foi jogado na 16th Street Armory e reuniu 12 participantes: Akron Collegians, Chicago Ramblers, Dayton Dive Bombers, Detroit Eagles, Fort Wayne Zollner Pistons, Harlem Globetrotters, Indianapolis Pure Oils, Minneapolis Sparklers, Oshkosh All-Stars, Sheboygan Redskins, South Bend Studebaker Champions e Washington Bears. Na 1ª rodada, enfrentaram-se: Fort Wayne 56 x 52 Indianapolis, Detroit 33 x 31 Akron, Dayton 46 x 41 Chicago, e Minneapolis 45 x 44 South Bend. Nas quartas de final: Oshkosh 65 x 36 Detroit, Fort Wayne 48 x 40 Sheboygan, Dayton 44 x 34 Globetrotters, e Washington 48 x 21 Minneapolis. Na semi-final: Washington 38 x 30 Dayton, e Oshkosh 40 x 39 Fort Wayne. Decisão de 3º lugar: Fort Wayne 58 x 52 Dayton. Final, em 18 de março no Chicago Stadium, diante de 11 mil pessoas: Washington Bears 43 x 31 Oshkosh All-Stars. O quinteto ideal foi formado por Charley Shipp (Oshkosh All-Stars), Buddy Jeannette (Sheybogan Redskins), Pop Gates (Washington Bears), Curly Armstrong (Fort Wayne Zollner Pistons) e Dolly King (Washington Bears), com Curly Armstrong escolhido MVP.
A edição de 1944 marcou o início de uma sequência de títulos do Fort Wayne Zollner Pistons, equipe que dominou a "Segunda Era da NBL" e conseguiu transmitir esta dominância também para o "Torneio Mundial". A edição de 44 teve a participação de 14 equipes: Akron Collegians, Brooklyn Eagles, Camp Campbell Tankmen, Cleveland Chase Brassmen, Dayton Aviators, Detroit Suffrins, Fort Wayne Zollner Pistons, Harlem Globetrotters, Indianapolis Pure Oils, New York Renaissance, Oshkosh All-Stars, Pittsburgh Corbetts, Rochester Wings e Sheboygan Redskins. Na 1ª fase, em 20 de março: Dayton 52 x 38 Akron, Brooklyn 55 x 41 Camp Campbell, New York Rens 39 x 33 Detroit, Cleveland 55 x 52 Indianapolis, Oshkosh 51 x 40 Rochester, e Globetrotters 41 x 40 Pittsburgh. Quartas de final: Fort Wayne 59 x 34 Dayton, NY Rens 62 x 38 Cleveland, Brooklyn 49 x 43 Sheboygan, e Globetrotters 41 x 31 Oshkosh. Semi-finais: Brooklyn 63 x 41 Harlem Globetrotters, e Fort Wayne 42 x 38 New York Renaissance. Decisão de 3º lugar: Globetrotters 37 x 29 Rens. Final, em 24 de março, diante de 14 mil pessoas: Fort Wayne Zollner Pistons 50 x 33 Brooklyn Eagles. Quinteto ideal do torneio: Mickey Rottner (Brooklyn Eagles), Bobby McDermott (Fort Wayne Zollner Piston), Sonny Woods (New York Rens), Mel Riebe (Cleveland Allmen Transfers) e Blackie Towery (Fort Wayne Zollner Pistons), com McDermott eleito o MVP.
Em 1945, os 14 participantes foram Chicago American Gears, Cleveland Allmen Transfers, Dayton Acmes, Detroit Mansfields, Fort Wayne Zollner Pistons, Harlem Globetrotters, Hartford Nutmegs, Indianapolis Oilers, Long Island Grumman Hellcats, Midland Dow Chemicals, New York Renaissance, Newark Twos, Oshkosh All-Stars, e Pittsburgh Raiders. Na 1ª fase: Chicago 58 x 47 Hartford, Oshkosh 60 x 56 Detroit, NY Rens 67 x 59 Indianapolis, Midland 61 x 46 Cleveland, Pittsburgh 53 x 50 Newark, e Dayton 43 x 27 Long Island. Quartas de final: Fort Wayne 63 x 52 Oshkosh, NY Rens 61 x 52 Pittsburgh, Dayton 52 x 50 Midland, e Chicago 53 x 49 Globetrotters. Semi-finais: Dayton 80 x 51 Chicago, e Fort Wayne 68 x 45 New York Renaissance. Na decisão de terceiro, vitória do Chicago por 64 x 55 New York Rens. E na final, o bi-campeonato diante de 15 mil pessoas, com Fort Wayne Pistons vencendo por 78 x 52 ao Dayton Acmes. O quinteto ideal escolhido: Bobby McDermott (Fort Wayne Zollner Pistons), Dick Triptow (Chicago American Gears), Bruce Hale (Dayton Dive Bombers), Buddy Jeannette (Fort Wayne Zollner Pistons) e John Mahnken (Dayton Dive Bombers), com Buddy Jeannette eleito o MVP.
Em 1946, os 14 participantes foram Anderson Duffey Packers, Baltimore Bullets, Chicago American Gears, Cleveland Allmen Transfers, Dayton Mickeys, Detroit Mansfields, Fort Wayne Zollner Pistons, Indianapolis Kautskys, Midland Dow Chemicals, New York Renaissance, Oshkosh All-Stars, Pittsburgh Raiders, Toledo White Huts, e Sheboygan Redskins. Na 1ª fase: Chicago 69 x 58 Pittsburgh, Anderson 59 x 46 Cleveland, Midland Dow 72 x 59 Indianapolis, Oshkosh 60 x 32 Detroit, NY Rens 82 x 39 Toledo, e Baltimore 61 x 58 Dayton. Quartas: Oshkosh 50 x 44 NY Rens (diante de 17 mil pessoas), Chicago 52 x 51 Sheboygan, Fort Wayne 65 x 62 Midland, e Baltimore 67 x 65 Anderson. Semi-final: Fort Wayne 50 x 49 Baltimore, e Oshkosh 72 x 66 Chicago. As finais foram em melhor de três duelos, com a finalíssima sendo entre as franquias dominantes na primeira e na segunda "era" da NBL. Antes, porém, na decisão de 3º lugar, com Chicago venceu duas vezes ao Baltimore, por 59 x 54, e por 65 x 50. Na decisão, o primeiro jogo terminou: Oshkosh All-Stars 61 x 59 Fort Wayne Zollner Pistons. No dia seguinte, a segunda partida foi diante de 15 mil pessoas, terminando Fort Wayne 56 x 47 Oshkosh. No jogo que valeu o título: Fort Wayne 73 x 57 Oshkosh. Quinteto ideal da competição: Bobby McDermott (Fort Wayne Zollner Pistons), Bob Feerick (Oshkosh All-Stars), Jerry Bush (Fort Wayne Zollner Pistons), Leroy Edwards (Oshkosh All-Stars) e George Mikan (Chicago American Gears), tendo este último sido escolhido o MVP.
Na sua penúltima edição, em 1947, o "Torneio Mundial" contou mais uma vez com 14 participantes - Anderson Duffey Packers, Baltimore Bullets, Fort Wayne Zollner Pistons, Herkimer Mohawk Redskins, Indianapolis Kautskys, Midland Dow Chemicals, New York Renaissance, Oshkosh All-Stars, Pittsburgh Pirates, Portland Indians, Sheboygan Redskins, Toledo Jeeps, Tri-City Blackhawks e Syracuse Nationals (estes dois últimos franquias que estavam nos primórdios da NBA) e voltando a ser realizado no Chicago Stadium. Na 1ª fase: Oshkosh 60 x 54 Herkimer, Anderson 59 x 38 Pittsburgh, Midland 71 x 39 Syracuse, Sheboygan 62 x 48 Portland, Toledo 62 x 59 NY Rens, e Tri-City 57 x 46 Baltimore. Nas quartas de final: Oshkosh 53 x 44 Sheboygan, Indianapolis 65 x 56 Tri-City, Fort Wayne 52 x 40 Anderson, e Toledo 59 x 55 Midland. Semi-final: Indianapolis 59 x 38 Oshkosh, e Toledo 61 x 56 Fort Wayne. Decisão de 3º lugar: Fort Wayne 86 x 67 Oshkosh. Final: Indianapolis Kautskys 62 x 47 Toledo Jeeps. Quinteto ideal: Julie Rivlin (Toledo Jeeps), Herm Schaefer (Indianapolis Kautskys), Leo Klier (Indianapolis Kautskys), Ralph Hamilton (Fort Wayne Zollner Pistons), e Arnie Risen (Indianapolis Kautskys), com Julie Rivlin escolhido como MVP.
Na última edição, o Chicago Stadium recebeu, a partir de 8 de abril de 1948, a 8 equipes: Anderson Duffey Packers, Bridgeport Newfield Steelers, Fort Wayne Zollner Pistons, Indianapolis Kautskys, Minneapolis Lakers, New York Renaissance, Tri-City Blackhawks, e Wilkes-Barre Barons. Assim o torneio começou direto nas quartas de final, que teve os seguintes resultados: NY Rens 67 x 51 Bridgeport, Tri-City 57 x 50 Fort Wayne, Anderson 59 x 53 Indianapolis, e Minneapolis 98 x 48 Wilkes-Barre. Na semi-final: Minneapolis 59 x 56 Anderson, e NY Rens 59 x 55 Tri-City. Decisão de 3º lugar: Anderson 66 x 44 Tri-City. E na final, em 11 de abril, o Chicago Stadium recebia para coroar a última edição do torneio de integração racial, um confronto entre uma equipe exclusivamente de jogadores brancos e uma exclusivamente de jogadores negros: Minneapolis Lakers 75 x 71 New York Renaissance. Um jogo histórico. Um torneio histórico. O quinteto ideal desta última edição: Charley Shipp (Anderson Duffey Packers), Herm Schaefer (Minneapolis Lakers), Nat Clifton (New York Rens), Jim Pollard (Minneapolis Lakers) e George Mikan (Minneapolis Lakers), com este último coroado como MVP.
Foi desta confluência de cenários composto pela National Basketball League (NBL) e pela Basketball Association of America (BAA), e com pano de fundo formado pelo World Professional Basketball Tournament, que na temporada 1949-1950 é organizado a primeira edição da NBA. Em sua primeira temporada, a liga reuniu 17 franquias divididas em três divisões regionais. A Divisão Leste foi disputada por Syracuse Nationals, New York Knicks, Washington Capitols, Philadelphia Warriors, Baltimore Bullets, e Boston Celtics. A Divisão Central foi disputada por Minneapolis Lakers, Rochester Royals, Fort Wayne Pistons, Chicago Stags, e St. Louis Bombers. E a Divisão Oeste foi disputada por Indianapolis Olympians, Anderson Packers, Tri-Cities Blackhawks, Sheboygan Red Skins, Waterloo Hawks, e Denver Nuggets. O título ficou com o Minneapolis Lakers, e o MVP foi George Mikan. Nascia o maior torneio de basquetebol do planeta, ainda que a caminhada até chegar a este status seria longa.
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário