.

quarta-feira, 30 de março de 2022

A noite na qual Bill Russell e Wilt Chamberlain somaram mais rebotes do que pontos


Eles dois foram os dois jogadores mais dominantes dentro do garrafão na NBA dos Anos 1960. O ápice deste reinado dentro da área pintada aconteceu numa noite fria de fevereiro de 1963, na qual Chamberlain e Russell duelaram durante um jogo entre o Phildelphia Warriors e o Boston Celtics.

Os duelos entre Wilt Chamberlain e Bill Russell são considerados o nascimento das grandes rivalidades de época dentro da história da NBA. Cada vez que os dois se enfrentavam, deixavam noites históricas que sempre são válidas de serem relembradas. Foram muitos os encontros, muitas marcas, muitas histórias, muitos embates emocionantes. O jogo ia sendo levado a um novo patamar. E os reais do garrafão nesta revolucionária geração escreveram uma página épica naquele dia 21 de fevereiro de 1963.


Naqueles tempos, nos primórdios da evolução do basquete, não se anotavam muitas das estatísticas do jogo, havendo se perdido os registros iniciais de alguns dos fundamentos. O controle das estatístias eram restritos à quantidade de pontos, rebotes, arremessos realizados, arremessos acertados, faltas e a quantidade de minutos jogados por cada um. Comparativamente, como referências históricas, algumas das marcas registradas pelos jogadores desta geração poderiam ter sido ainda mais imponentes se os registros fossem mais detalhados. Assim, os limites entre o que foi história e foi lenda tornavam-se invisíveis. Reza a lenda que Wilt Chamberlain fez um "Quintuplo Duplo", mas como não havia registros estatísticos de todos os fundamentos, nem imagens inteiras da partida que permitiriam uma checagem, não há como provar se de fato ito aconteceu ou se foi fato exagerado pelo deslumbre daqueles que presenciavam suas exebições na quadra de basquetebol.


Felizmente apesar do precário registro estatístico da época, os fundamentos mais elementares eram registrados, assim as grandes marcas de pontos e rebotes não fugiram a seu compromisso com as páginas dos registros históricos. Naquele 21 de fevereiro de 1963, o resultado final apontou: Celtics 135 x 118 Warriors. Mas o que chamou atenção muito além do placar foi que incrivelmente foram pegos 71 rebotes por dois dos homens que estavam em quadra naquela noite, um de cada lado, num embate épico: Russell e Chamberlain. Foram 38 rebotes pegos por Wilt sob a camiseta do Phildelphia Warriors e 31 por Bill com a camiseta do Boston Celtics. Mais uma vez, Wilt Chamberlain se destacava num indicador individual sobre Bill Russell, mas no fim era este quem saía de quadra com a vitória. Como foi uma marca desta era, Chamberlain sempre se destacando mais nos números individuais, mas Russell ao fim vencendo e sendo campeão mais vezes.


Ainda que naquela noite ambos tenham estado longe de suas melhores marcas individuais de rebotes em suas respectivas carreiras - Chamberlain por exemplo pegou 55 rebotes três aos antes na noite mais inspirada de sua carreira neste quesito - o que realmente chamou atenção foi o fato de que somados, os dois jogadores tiveram mais rebotes pegos do que pontos convertidos. 




Veja mais história em:











Nenhum comentário:

Postar um comentário