.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Draft 2003: uma das turmas mais talentosas da história da NBA


O Draft de 2003 da NBA é tido como um dos melhores da história do basquete profissional dos Estados Unidos. Naquele draft surgiram muitos jogadores que lideraram as suas equipes na conquista de títulos da NBA, com papéis dominantes nas décadas seguintes, tendo apresentado carreiras muito bem-sucedidas!


Ainda que haja muita controvérsia, com muitos analistas considerando outros Drafts melhores que o deste ano. A Turma do Draft de 1985 lançou à NBA nomes como Karl Malone, Patrick Ewing, Chris Mullin, Joe Dumars, A.C. Green e Detlef Schrempf. A Turma de 1996 contou com Kobe Bryant, Allen Iverson, Steve Nash, Jermaine O'Neal, Ray Allen, Derek Fisher, Peja Stojakovic e Zydrunas Ilgauskas. E a Turma de 1984 a nomes como Michael Jordan, Hakeem Olajuwon, Charles Barkley e John Stockton. É uma escolha bastante difícil.

A Turma de 2003 é considerada como uma das melhores por ser repleta de jogadores que tiveram seus nomes no Hall da Fama. Uma turma da qual fizeram parte nomes como LeBron James, Dwyane Wade, Carmelo Anthony e Chris Bosh.


LeBron James foi a 1ª escolha daquele draft, escolhido pelo Cleveland Cavaliers. Um dos jogadores a ter construído uma carreira mais espetacular na história do basquete. Começou no Cleveland Cavaliers, passou pelo Miami Heat, voltou ao Cleveland Cavaliers, jogou na icônica franquia dos Los Angeles Lakers, foi diversas vezes campeão e diversas vezes escolhido como jogador mais valioso. O número 1 daquele draft, e o número 1 das décadas de 2000 e 2010. O rei! A lenda!


A segunda escolha ficou com o sérvio Darko Milicic, escolhido pelo Detroit Pistons. Ele nunca se destacou na NBA. Dada a qualidade da Turma de 2003, pode-se dizer que o time de Detroit perdeu uma oportunidade gigante de escolha de um grande talento.


Deixou escapar, no mínimo, as três escolhas seguintes, todos jogadores super vitoriosos em suas carreiras. O escolhido na 3ª posição foi Carmelo Anthony, selecionado pelos Denver Nuggets. Logo em sua primeira temporada já mostrou suas credenciais. Disputou com LeBron James ao prêmio de "Rookie" (calouro) daquela temporada, mas acabou derrotado. Liderou os Nuggets a dois títulos de divisão, tendo levado a franquia a ter disputado playoffs em todos os anos entre 2004 a 2010, tendo em 2009 levado o Denver Nuggets às Finais da Conferência pela primeira vez desde 1985.


A 4ª escolha daquele Draft foi a de Chris Bosh, selecionado pelo Toronto Raptors. Na franquia do Canadá, o jogador conseguiu mostrar uma grande eficiência de seu basquete, mas não obtendo grandes resultados com o time limitado em que jogava. Transferiu-se então para o Miami Heat para jogar junto a Dwyane Wade e LeBron James, formando um dos grandes "Big Three" da história da NBA. Juntos, eles jogaram quatro Finais da NBA consecutivas, tendo sido campeões duas vezes.


Dwyane Wade foi a 5° escolha daquele talentoso draft, selecionado pelo Miami Heat, onde fez história, com títulos e prêmio de jogador mais valioso. Em sua terceira temporada, ele ajudou a liderar o Miami Heat ao seu primeiro título da NBA, com uma fantástica vitória o Dallas Mavericks. Wade é considerado um dos melhores ala-armadores da história da NBA.



As escolhas subsequentes deste Draft foram: Chris Kaman, Kirk Hinrich, T.J. Ford, Michael Sweetney e Jarvis Hayes.



Também houve um brasileiro draftado em 2003: Leandro Barbosa, escolhido pelo Phoenix Suns, tendo sido a 28ª escolha daquele Draft. Leandrinho conseguiu um prêmio individual em sua carreira na NBA, tendo em 2006 sido escolhido como o Melhor Sexto Homem da NBA (o melhor jogador a emergir do banco de reservas naquela temporada). Ainda conseguiu ser uma vez campeão pelo Golden State Warriors, na temporada 2014-2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário